Na Personal Trainers Algarve sabemos que há uma preocupação cada vez maior com a imagem por parte da população em geral e dos praticantes de atividade física em particular. Por isso, pedimos o contributo de uma especialista do mundo da moda que partilhou connosco alguns conselhos sobre moda e desmistifica a ideia errada de que a roupa no Inverno esconde ou disfarça os quilinhos a mais.

Com o final do Verão, muitas pessoas pensam que expõem menos o corpo e cometem o erro de treinar com menos regularidade e, simultaneamente, alguns excessos alimentares seguindo uma alimentação menos regrada. Este comportamento comum provém da ideia errada e preconcebida que a maior parte das pessoas tem presente de que a roupa de inverno “tapa” os quilinhos a mais…o que é um verdadeiro engano.

Segundo a fashion adviser “as peças de vestuário de inverno, por serem precisamente mais volumosas (são utilizados tecidos mais densos) e cobrirem uma maior área do corpo, acabam por criar o efeito de maior volume na nossa silhueta e, muitas vezes até acabam por nos “roubar” formas, assim como o uso de várias camadas de roupa (sobreposição de peças) para disfarçar o “pneuzinho”.

Outro erro muito comum que as pessoas têm tendência a cometer é o uso de peças de vestuário oversized para fugir às peças mais justas, muitas vezes um ou dois tamanhos acima do adequado.

Existem formas de evitar estes erros. A fashion adviser lembra: “podemos recorrer a alguns truques na hora de nos vestirmos que vão definitivamente melhorar a nossa imagem durante os meses mais frios" e deixa algumas sugestões:

• Não use peças de roupa oversized, escolha sempre peças equivalentes ao seu tamanho real e, se preferir opte por modelos de corte mais fluído ou largo;

• Escolha tecidos lisos e de cores mais escuras para calças, leggings, jeggings e saias;

• Evite peças de cores chamativas, padrões ou texturas em zonas do corpo que não pretende realçar;

• Não use roupa padrões de listas horizontais ou com gola alta. Opte antes, por echarpes, golas ou cachecóis (as riscas horizontais e gola alta só assentam bem em pessoas extremamente magras e altas).

No entanto, não podemos esquecer-nos de que a principal ferramenta para nos mantermos em forma é a prática contínua de exercício físico. “Se o corpo não estiver na sua melhor forma, as roupas dificilmente melhorarão a sua silhueta”, relembra a fashion adviser.

Ao interromper a prática de exercício regular, rapidamente começará a perder os resultados que obteve até então, quer a nível estético como a nível de saúde. No final da segunda semana de paragem já se começam a sentir os efeitos de um estilo de vida menos saudável, comprometendo não só o seu peso, massa gorda e massa muscular ideal, mas também a sua saúde ao nível da massa muscular, força, resistência cardiovascular e flexibilidade.

É também sabido que a prática de exercício físico regular, para além evitar doenças metabólicas como a diabetes, o colesterol e a hipertensão, ajuda a reduzir o stress, combate a depressão e melhora a sua autoestima. Só treinando com regularidade é que conseguirá as necessárias adaptações ao treino, que permitirão evoluir em segurança e alcançar a composição corporal ideal.

Manter a boa forma física e a imagem que pretende, durante todo o ano, não só vai fazer com que se sinta bem consigo próprio e facilitar-lhe as escolhas no seu guarda-roupa, como também é a chave de um estilo de vida saudável e de melhor qualidade.


Personal Trainers
Personal Trainers

Somos uma equipa de Licenciados em Educação Física e Desporto, com formação específica na área do exercício, saúde e treino personalizado.

O nosso grupo, criado em 2007 e sediado no Algarve, foi criado a pensar na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Após alguma experiência no ramo, detetámos algumas lacunas nos serviços Fitness.

Foi então, que surgiu o desenvolvimento de um serviço de qualidade direcionado ao cliente que pretende a obtenção de melhores resultados e de maior eficácia no seu processo de treino, de forma segura.

Perfil Completo

Innifit nas redes