DESCRIÇÃO
O cálcio é um dos minerais que o nosso organismo mais necessita, sendo que a sua maioria está localizada nos ossos e dentes. Importante referir um adequado aporte de vitamina D, de modo a que este mineral seja absorvido e utilizado pelo organismo.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na constituição do tecido ósseo e dentes. Intervém em diversas funções orgânicas: contração muscular, sistema nervoso e coagulação sanguínea.
PRINCIPAIS FONTES
Leite e derivados, frutos secos e alguns hortícolas (couve galega...).

DESCRIÇÃO
O fósforo é um mineral essencial ao organismo e encontra-se em abundância nos tecidos humanos. Este pode surgir de duas formas, fosfatos orgânicos e fosfatos inorgânicos, sendo que a maioria dos fosfatos são absorvidos no estado inorgânico.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na constituição dos ossos e dentes e é componente de todas as células do organismo e de produtos do metabolismo.
PRINCIPAIS FONTES
Carne, peixe, leite e derivados e leguminosas.

DESCRIÇÃO
O Magnésio é um mineral abundante no nosso organismo e está presente em diversos alimentos, podendo também encontrar-se sob a forma de suplementos alimentares. O Magnésio é um cofactor de mais de 300 enzimas que por sua vez regulam diversas reações químicas no organismo, incluindo a síntese proteica, função muscular e neural, controlo glicémico e pressão arterial.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa em quase todos os processos orgânicos. Intervém no relaxamento muscular, funcionando como antagonista do cálcio.
PRINCIPAIS FONTES
Cereais e leguminosas, fruta, vegetais e leite.

DESCRIÇÃO
O sódio é um ião presente no nosso corpo que tem como função regular o volume extracelular e o plasma, sendo também importante para a função neuromuscular. A principal fonte de sódio é o cloreto de sódio, mais conhecido pelo nome sal de cozinha comum, no qual 40% do peso se constituem de sódio.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na regulação dos líquidos corporais, na transmissão eletroquímica no músculo e permeabilidade celular.
PRINCIPAIS FONTES
“sal de cozinha” (cloreto de sódio), carne, ovos, peixe, produtos de salsicharia e charcutaria, enlatados, determinados queijos, águas gaseificadas.

DESCRIÇÃO
O Potássio está presente maioritariamente no liquido intracelular e tal como o sódio este eletrólito está envolvido na manutenção hídrica, equilíbrio osmótico e no equilíbrio ácido-base. São as concentrações de potássio e sódio que determinam os potenciais de membrana nos nervos e músculos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na regulação dos líquidos corporais, na síntese proteica e de glícidos e na resposta neuromuscular. Este eletrólito é responsável pelo crescimento celular.
PRINCIPAIS FONTES
Leguminosas secas, cereais, fruta, hortícolas, carne, peixe, crustáceos e moluscos.

DESCRIÇÃO
A vitamina B12 é sintetizada por microrganismos, bactérias, fungos e algas e as plantas e animais não têm a capacidade de a sintetizar por isso, os animais adquirem-na pela ingestão alimentar ou pela produção da microbiota intestinal.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Contribui para a prevenção do aparecimento de certos tipos de anemia e na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Suporta o funcionamento correto do sistema nervoso. É importante no metabolismo dos açúcares.
PRINCIPAIS FONTES
Fígado, leite e derivados, ovos e produtos de origem animal.

DESCRIÇÃO
A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula que funciona como uma coenzima.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Atua no metabolismo dos açúcares, gorduras e proteínas e na produção de energia. É essencial para um crescimento saudável.
PRINCIPAIS FONTES
Gema de ovo, fígado e rim, vegetais frescos, leite, carne e levedura.

DESCRIÇÃO
A Vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel que está naturalmente presente na comida, adicionada a outras e pode ainda ser obtida através de suplementação alimentar. Os sintomas iniciais de défice de vitamina C incluem fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
É importante na formação do colagénio e tem um papel nos mecanismos de auto - defesa do organismo contra infeções. Facilita a absorção do ferro alimentar. É fundamental na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.
PRINCIPAIS FONTES
Citrinos, tomate, morangos, kiwis, brócolos, acerola, hortaliças e folhas verdes.

DESCRIÇÃO
A niacina é essencial para todas as células na produção de energia e para o metabolismo, e tem também um papel importante na reparação do DNA e estabilidade genética.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa nas reações de produção de energia pelas células. Pode intervir como vasodilatador.
PRINCIPAIS FONTES
Levedura, trigo, arroz, leite e derivados e carne.

DESCRIÇÃO
A vitamina B5 está amplamente distribuída pelos alimentos, sendo por isso raro o seu défice. É uma vitamina presente em todos os tecidos animal e vegetal.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
É necessário para o metabolismo das proteínas, gorduras e glícidos e para a formação de algumas hormonas. Participa também na regeneração tecidular.
PRINCIPAIS FONTES
Fígado e rim, ovos, vegetais e legumes verdes.

DESCRIÇÃO
A Tiamina é uma vitamina hidrossolúvel que está presente naturalmente em alguns alimentos mas que também pode ser adicionada, existindo também sob a forma de suplemento alimentar. Contudo, pode haver défices desta vitamina, seja por uma ingestão insuficiente, baixa absorção ou excreção maior do que o normal devido a alguma patologia.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na obtenção de energia a partir dos alimentos e no normal funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.
PRINCIPAIS FONTES
Cereais e pão integral, levedura e hortícolas.

DESCRIÇÃO
A Riboflavina é uma vitamina hidrossolúvel que está naturalmente presente em alimentos, pode ser adicionada, e ainda pode ser encontrada sob a forma de suplemento alimentar.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
É necessária para uma pele saudável. Participa na utilização dos glícidos, das proteínas e das gorduras pelo organismo e na libertação de energia para ser utilizada pelas células. É essencial para o crescimento.
PRINCIPAIS FONTES
Leite e derivados, peixe, fígado e rim, hortícolas e leveduras.

DESCRIÇÃO
A Vitamina B6 é uma vitamina presente em alguns alimentos, adicionado a outros e pode ser também encontrado sob a forma de suplementos alimentares. É uma vitamina que é bastante versátil e tem diversas funções.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Essencial para uma utilização correta das proteínas. Participa na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e no normal funcionamento do sistema nervoso.
PRINCIPAIS FONTES
Fígado e rim, ovos, vegetais verdes, tomate e carne.

DESCRIÇÃO
A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, que se encontra naturalmente nos alimentos. Existem dois tipos de vitamina A, a que se encontra já formada nos alimentos como a carne vermelha, frango, peixe e lacticínios e a provitamina A, que está presente em frutas e vegetais, bem como noutros produtos de origem vegetal.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Contribui para a manutenção da saúde da visão, pele, cabelo, para a função reprodutora e para um crescimento saudável.
PRINCIPAIS FONTES
Leite e derivados, gema de ovo, fígado, hortícolas e peixe.

DESCRIÇÃO
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e que está presente naturalmente em poucos alimentos pelo que também existe em suplementos alimentares. Contudo, a vitamina D pode ser produzida endogenamente por ação da radiação ultravioleta da luz solar na nossa pele e assim desencadear a síntese de vitamina D.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Facilita a utilização de cálcio e de fósforo pelo organismo.
PRINCIPAIS FONTES
Gorduras vegetais, óleo de fígado de peixe, manteiga, ovos e ainda a partir da exposição solar.

DESCRIÇÃO
A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel encontrada naturalmente em alguns alimentos e pode ser consumida também através de suplementos alimentares. Existem várias formas químicas da vitamina E, mas apenas a α-tocoferol consegue satisfazer os requisitos do corpo humano.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na formação e funcionamento dos músculos e outros tecidos. Protege os ácidos gordos essenciais.
PRINCIPAIS FONTES
Óleos vegetais, germe de trigo, pão integral, ovos, leite, manteiga, frutos secos, milho, arroz.

DESCRIÇÃO
A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que está presente em alguns alimentos e em suplementos alimentares. Esta vitamina existe sob a forma de uma família de diferentes compostos que têm uma estrutura química comum.Esses compostos incluem a filoquinona (vitamina K1) que está presente principalmente em vegetais de folha verde e é a principal forma desta vitamina. A menaquinona (vitamina k2) é originada predominantemente através das bactérias no intestino humano e pode ser encontrado em produtos de origem animal e produtos fermentados.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
É necessária para a normal coagulação sanguínea.
PRINCIPAIS FONTES
Folhas de vegetais verdes.

DESCRIÇÃO
A Vitamina B9 ou ácido fólico pode ser encontrada numa enorme variedade de alimentos, pode ser adicionada e pode ainda encontrar-se sob a forma de suplemento alimentar. No caso particular das Mulheres grávidas, que ingiram quantidades insuficientes de ácido fólico, o bebé pode nascer com problemas no tubo neural, como espinha bífida e baixo peso à nascença.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Previne o aparecimento de determinadas anemias É essencial para a formação de células sanguíneas, para o óptimo funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea e para um saudável crescimento.
PRINCIPAIS FONTES
Folhas de vegetais verdes, pão integral, laranjas, leite, queijo, fígado e rim

DESCRIÇÃO
O Ferro é um nutriente essencial e a deficiência deste mineral continuam a ser muito comuns apesar da ampla disponibilidade dos alimentos ricos em ferro, sendo considerada a deficiência nutricional mais comum em todo o Mundo.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Indispensável a um grande número de funções vitais. Participa ainda no transporte de O2 e CO2 pelo sangue como constituinte da hemoglobina. Importante constituinte de enzimas e fundamental para o desenvolvimento físico e intelectual, bem como para a capacidade de defesa do organismo perante o risco de infeções.
PRINCIPAIS FONTES
Carne, gema de ovo, pescado, leguminosas como feijão e lentilha, frutos secos, alguns vegetais.

DESCRIÇÃO
O Flúor é um elemento natural encontrado principalmente em quase toda a água potável e solos e é importante para a saúde dos nossos ossos e especialmente para a saúde do esmalte dental que actua como um antibacteriano na cavidade oral, diminuindo assim a prevalência de cáries.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Constituinte de ossos e dentes. Aumenta a resistência dentária e evita a desmineralização óssea.
PRINCIPAIS FONTES
Água, peixe, carne, ovo.

DESCRIÇÃO
O Iodo é um oligoelemento que é essencial para a síntese das hormonas tiroideias e para o correto funcionamento da tiroide. Estas hormonas são responsáveis por regularem o metabolismo celular, nomeadamente o metabolismo basal, temperatura corporal, crescimento e desenvolvimento de órgãos. Deste modo, este mineral é de extrema importância durante a pré-conceção, gravidez e amamentação para que haja um bom desenvolvimento do bebé.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na regulação do metabolismo e no crescimento e diferenciação de diversos tecidos nomeadamente nervoso, ósseo e muscular.
PRINCIPAIS FONTES
Pescado marinho e produtos enriquecidos em iodo.

DESCRIÇÃO
Quase todo o cloro na crosta da Terra ocorre como cloreto em vários compostos iônicos, incluindo o sal de mesa.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na regulação dos líquidos corporais, na transmissão dos impulsos nervosos e na resposta imunitária. É componente do ácido clorídrico.
PRINCIPAIS FONTES
“Sal de cozinha” (cloreto de sódio), pescado marinho.

DESCRIÇÃO
O Crómio potencia a ação da insulina e deste modo influencia o metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteína.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Potencia a Acão da insulina.
PRINCIPAIS FONTES
Gema de ovo, levedura de cerveja, cereais integrais, cogumelos e vísceras.

DESCRIÇÃO
O Molibdénio é um mineral essencial particularmente para a enzima xantina oxidase que realiza reações de oxirredução.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa no metabolismo dos glícidos e lípidos.
PRINCIPAIS FONTES
Cereais integrais, leguminosas, frutos gordos e leite.

DESCRIÇÃO
O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Atua como antioxidante e participa na constituição de aminoácidos.
PRINCIPAIS FONTES
Carne, peixe, ovos, leite e derivados, feijões e castanhas.

DESCRIÇÃO
O zinco é um mineral que está envolvido no metabolismo celular e é necessário para a atividade de diversas enzimas. Tem um papel importante a nível do sistema imunitário, síntese proteica, cicatrização, síntese de ADN e divisão celular. Assim o zinco é bastante importante para o normal crescimento e desenvolvimento durante a gravidez, infância e adolescência. É necessário que haja um consumo diário deste mineral uma vez que o nosso corpo não o armazena.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
É essencial para a Acão de numerosas enzimas. Participa no metabolismo proteico, nomeadamente na síntese de ADN, de colagénio e da insulina.
PRINCIPAIS FONTES
Ostra, feijão, mexilhão e cereais.

DESCRIÇÃO
O cobre está presente naturalmente no sangue, e está presente em maior concentração no fígado, cérebro, coração e rim. Este mineral é muito importante e é um componente de muitas enzimas, pelo que caso haja défices deste mineral, existem falhas nessas mesmas enzimas.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa no metabolismo do ferro e nos mecanismos imunitários. É constituinte de diversas enzimas que participam na síntese de transmissores nervosos e de proteínas.
PRINCIPAIS FONTES
Mariscos, feijões, aves, chocolate, castanhas, fígado.

DESCRIÇÃO
NA
PRINCIPAIS FUNÇÕES
É cofator de diversas enzimas que intervêm no metabolismo dos glícidos.
PRINCIPAIS FONTES
Cereais integrais, leguminosas secas, cacau e castanha.

DESCRIÇÃO
O cobalto existe no corpo, na sua maioria sob a forma de armazenamento de vitamina B12, no fígado, contudo existem enzimas que necessitam deste mineral para realizar as suas funções como a metionina aminopeptidase,uma enzima específica na regulação da transcrição genética.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa no normal funcionamento de todas as células, especialmente as da medula óssea, dos sistemas nervoso e gastrointestinal.
PRINCIPAIS FONTES
Vísceras, aves, mariscos, leite e derivados.

DESCRIÇÃO
O Selénio é necessário para o correto funcionamento das selenoproteinas e é componente da enzima glutatião peroxidade, protegendo assim as membranas celulares contra os radicais livres. É também essencial para a regulação das hormonas tiroideias.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Participa na manutenção da estrutura e funções das membranas celulares. Em conjunto com a vitamina E tem propriedades antioxidantes.
PRINCIPAIS FONTES
Vísceras, peixe, carne, frutos gordos, cereais e leguminosas.
* Fonte: Direção Geral da Saúde