Os rins são dois órgãos com cerca de 12 centímetros semelhantes à forma de um feijão e que se encontram localizados atrás das últimas costelas.

Estes órgãos têm como principal responsabilidade a filtragem do sangue, além de trabalharem em conjunto com o fígado para libertar do organismo substâncias prejudiciais. Os rins auxiliam-nos na eliminação das toxinas resultantes do metabolismo como a ureia, a creatinina e o ácido úrico, e atuam como órgãos produtores de hormonas como a eritropoetina, que é uma hormona que participa na formação de glóbulos vermelhos, a vitamina D que ajuda a absorver o cálcio ou a renina que intervém no equilíbrio da tensão arterial.

Além disso, também nos ajudam a manter um constante equilíbrio hídrico eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos evitando, assim, o aparecimento de edemas e de desequilíbrios da tensão arterial. No entanto, quando os rins se encontram sobrecarregados, deixam de executar as suas funções adequadamente surgindo, como consequência, alguns sintomas como o cansaço, irritabilidade, problemas de pele (acne ou eczema) e problemas hormonais que podem causar aumento de peso.

Se nota que está a sobrecarregar os rins pode adotar pequenas medidas que ajudarão a tonificá-los, e nada melhor do que socorrer dos benefícios da alimentação e das plantas medicinais. Convém lembrar que, sempre que possível, deve consultar um naturopata ou outro profissional de saúde com conhecimentos específicos, para que obtenha uma orientação mais personalizada para o seu caso. De qualquer forma, verá que ao tomar conta dos rins, os benefícios começarão a ser notórios e, como consequência, sentir-se-á significativamente melhor.

Alimentos amigos dos rins:

• Beterraba: diurética e rica em potássio, a beterraba é recomendada para fortalecer os rins, o fígado e a vesícula biliar. Para melhor aproveitar os seus princípios ativos deve consumi-la com uma boa fonte de vitamina C e A, por exemplo, fazer um sumo de beterraba com cenoura e laranja que, além de delicioso, é extremamente benéfico para os rins;

• Abacaxi: além de ser rico em potássio e em vitamina C, o abacaxi contém uma enzima, a bromelaína, que apresenta propriedades anti-inflamatórias e aperientes que reduzem as probabilidades de vir a sofrer de cálculos renais;

• Batatas: ricas em vitaminas e minerais, ajudam a prevenir e a tratar os cálculos renais. As batatas são fonte de amido, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas B e C,  nutrientes que atuam eficazmente no fortalecimento dos rins e na dissolução de cálculos renais.

Plantas Medicinais ao nosso socorro...

• Quebra Pedra (phyllanthus niruri): esta é uma planta comummente usada no tratamento de cálculos biliares, pedras nos rins e para dar apoio ao fígado no seu processo de limpeza das impurezas do organismo[1];

• Urtiga (urtica dioica): planta incrível que cresce selvagem em qualquer canteiro. Enquanto vivas picam ao toque, mas deixam de o fazer após 2 horas de terem sido apanhadas. As urtigas são altamente remineralizantes quando ingeridas, mas também podem ser friccionadas na pele para ajudar a reduzir a inflamação e as dores reumáticas. Pode optar por ferver as urtigas e consumi-las em chá, sopa ou sob a forma de tintura para dar suporte à saúde dos rins;

• Salsa (petroselinum crispum): planta diurética que ajuda a eliminar as impurezas dos rins e auxilia na retenção de líquidos[2,3];

• Uva-Ursina (arctostaphylos uva-ursi): possui propriedades anti-sépticas e atua como diurética e adstringente, ajudando a reduzir o acúmulo de ácido úrico no organismo, bem como aliviar os rins de pedras ou bloqueios. É muito utilizada para distúrbios do trato urinário, incluindo cistite e litíase urinária[4,5,6].

 

[1] BJU Int. 2002 Jun;89(9):829-34. PMID: 12010223
[2] J Ethnopharmacol. 2002 Mar;79(3):353-7. PMID: 11849841
[3] Phytother Res. 2008 Nov;22(11):1477-81. PMID: 18972586
[4] Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2010 Mar 17;34(2):362-365.
[5] Epub 2009 Dec 24. PMID: 7314446
[6] Yakugaku Zasshi. 1990 Jan;110(1):59-67. PMID: 1693958
[7] Yakugaku Zasshi. 1992 Sep;112(9):673-7. PMID: 1469616

Vera Belchior
Vera Belchior

Naturopata
"Naturopata desde 2008, formada pelo I.M.T. (Instituto de Medicina Tradicional) tendo prosseguido posteriormente para uma Pós-graduação em Acupuntura e Moxabustão no ISLA de Lisboa.

Paralelamente, realizo ações de divulgação de vários temas diretamente relacionados com a Naturopatia e as Terapias Complementares, como palestras, workshops e artigos que vou escrevendo em parceria com revistas especializadas".

Perfil Completo

Innifit nas redes