PRECEITOS DE ANO NOVO

Resoluções de Ano Novo... Como estão a correr até agora?

Já tentaste deixar de fumar, mas o trabalho faz-te acumular stress suficiente para fazer andar um comboio e concluíste que talvez não seja para já? Quiseste comprar aquele par de ténis que tanto gostas e que iam dar jeito à motivação inicial dos primeiros treinos do ano, mas optaste pela mala nova… E aquelas calças com um número abaixo, também poderiam ter ajudado na motivação dos seguintes… E nada, tudo na mesma. Ah! Também anulaste a inscrição no ginásio porque até parecia mal pagar para não ir…

Deixa-te disso! Antes de criares uma novela de terror sobre ti próprio, fica a saber que podes sair desta espiral negativa em que te encontras!

Cliché? Claro, mas é possível! A motivação é flor de um dia e se não estás consciente dos teus próprios recursos para regar essa flor e mantê-la vibrante, vai continuar a acontecer o mesmo ano após ano. Nada!!!

Qualquer mudança que queiras empreender é um processo e nunca, mas nunca deve ser tida como um ponto final, e muito menos medida com números, sejam eles centímetros ou quilos ou quilómetros. Essas medidas a que chamamos objetivos são uma referência, um marco da tua jornada, os passos que tens que dar. São as placas na autoestrada, a sinalização que confirma que estás no caminho certo. E errar no caminho acontece, tal como errar na definição de objetivos.

Querer perder 5 quilos num mês é comum, e pode ser um erro. E não há nada de errado em errar. Há em não (querer) aprender com os erros, em continuar na estrada sem observar a sinalização, ou optar por atalhos que não têm saída. Erramos muitas vezes na concretização de objetivos porque erramos na sua definição.

Por exemplo: “quero perder 5kgs (quanto) em três semanas (quando) com a dieta do limão (como)” ou ainda, “vou treinar todos os dias (como) para baixar 2 números (quanto) até ao fim do mês (quando)”.

?!? Primeiro: perder 5kgs em três semanas não tem muito de saudável nem de sustentável e os limões não têm culpa nenhuma! Segundo: pretender treinar todos os dias é um ato heróico, eventualmente pouco adequado à tua realidade e não garante per si que vás reduzir dois números na roupa até ao final do mês.

O único resultado garantido de um e outro pseudo-objetivo é a frustração. E tu não queres ir por aí!

Deve haver coerência na definição de objetivos, verdade entre o quanto e o como para definires o quando. Da mesma maneira que consegues estimar o tempo que demorarás a chegar ao Porto se souberes a distância exata a percorrer e qual o meio de transporte.

Quando decidimos algo ou quando avançamos para uma mudança que consideramos importante, reunir elementos que contribuam para alimentar a confiança e a probabilidade de sucesso é determinante para o resultado.

Não te deixes ao acaso do que é suposto. A motivação é flor à espera de ser regada...

Bem-vindo ao teu melhor!!!

PRECEITOS DE ANO NOVO

Floriane Silvestri
Floriane Silvestri

Health e Welness Coach
"Irreverente, mãe de duas, comecei por substituir o meu primeiro professor de aeróbica com 14 anos! “Tinha jeito para a coisa” e no momento de escolher um curso superior surgiram apenas duas condições: as aulas tinham que ter música e movimento!

De lá para cá passaram 20 anos de dedicação aos Estilos de Vida Saudáveis em ginásios e Health Clubs de várias dimensões e com diversas funções.

Da formação de instrutores à conceptualização de programas de Qualidade de Vida para empresas, da dinamização de palestras e de workshops à Gestão de Equipas de instrutores e de voluntários, duas décadas de trabalho com Pessoas e para Pessoas, com a Saúde, o Bem Estar e a Qualidade de Vida em pano de fundo".

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