O QUE É O HEALTH & WELLNESS COACHING?

A motivação relacionada com a aquisição de novos comportamentos ligados à saúde, tem sido das questões mais complexas e mais estudadas nos últimos anos.

Neste contexto, o Health & Wellness Coaching surge para facilitar processos de mudança, impostos ou necessários. É um processo positivo e voluntário que pretende apoiar o cliente/doente a obter respostas aos seus desafios, e a extrair de si próprio todo o potencial de desenvolvimento.

O Coaching em Saúde (ou Health Coaching), é indicado para quem se depara com quadro clínico específico de doença reumática, degenerativa, oncologia, obesidade, hipertensão, diabetes, etc. Depois de diagnosticada uma doença crónica, o paciente é aconselhado a proceder a alterações que para ele são estranhas, impraticáveis e que, por vezes não lhe fazem sentido. Passar a ter horários, aderir à medicação, deixar de comer certos alimentos empregnados nas seus hábitos, praticar exercício, pode criar um nó de deveres, onde falta a ponta por onde se pegar.

Este processo assenta em pressupostos afirmativos, identifica as forças do indivíduo que devem ser potenciadas, mais do que em curar o que está mal. Valoriza as hipóteses de sucesso, arma o cliente de confiança e capacidade sobre si, potencia mecanismos de consciência e reconhecimento de recursos internos, das opções e das  alternativas perante as suas circunstâncias. O cliente é levado a pensar no que quer, de como quer e, finalmente, da forma mais confortável de o conseguir, traçando um plano de ação orientado para a sua realidade.

Mas atenção, o Health Coaching não substitui um médico especialista nem um terapeuta, se estes foram necessários. É sim, uma abordagem complementar a estas práticas e útil para quem tem que gerir todas as mudanças impostas por uma doença, como por exemplo:

• Controlar o stress;

• Deixar de fumar;

• Iniciar a prática de exercício físico;

• Perder peso definitivamente;

• Passar a comer melhor;

• Perceber e aderir à medicação;

• Criar hábitos saudáveis.

Como funciona?

É conveniente haver uma breve entrevista/sessão de diagnóstico para perceber quais as necessidades e eliminar dúvidas no processo. Este encontro é determinante para definir o que se pretende, e se este é o momento certo para a mudança que quer implementar.

Quanto tempo demora um processo de Coaching?

Um processo decorre em sessões semanais por um período mínimo desejável de três meses. Esta frequência permite criar, avaliar e adaptar o plano de ação desenhado. Permite também deparar-se com situações que vão permitir testar as suas intenções e experimentar imprevistos, etc.

O que diz a investigação*?

• 94% dos clientes alcançam objetivos primários;

• 95% dos clientes aumentam níveis de saúde e bem-estar;

• 75% dos clientes relatam diminuição de sintomas físicos relacionados com o stress;

• 50% melhoraram as suas escolhas alimentares;

• 40% mantiveram-se sem fumar, pelo menos 6 meses;

• 80% consideram aumentos de autoconfiança;

• 67% melhoraram o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Vamos a isso?

* Fonte:fitnessbusinesspro.com; infinitehealthcoach.com e ICF 2012 Global Coaching Client Study

O QUE É O HEALTH & WELLNESS COACHING?

Floriane Silvestri
Floriane Silvestri

Health e Welness Coach
"Irreverente, mãe de duas, comecei por substituir o meu primeiro professor de aeróbica com 14 anos! “Tinha jeito para a coisa” e no momento de escolher um curso superior surgiram apenas duas condições: as aulas tinham que ter música e movimento!

De lá para cá passaram 20 anos de dedicação aos Estilos de Vida Saudáveis em ginásios e Health Clubs de várias dimensões e com diversas funções.

Da formação de instrutores à conceptualização de programas de Qualidade de Vida para empresas, da dinamização de palestras e de workshops à Gestão de Equipas de instrutores e de voluntários, duas décadas de trabalho com Pessoas e para Pessoas, com a Saúde, o Bem Estar e a Qualidade de Vida em pano de fundo".

Perfil Completo

O QUE É O HEALTH & WELLNESS COACHING?
Artigos relacionados
O QUE TEM MARÇO DE TÃO ESPECIAL?
DAR OS PASSOS CERTOS
IDOSOS SAUDÁVEIS
TEMPO PARA SER FELIZ
EMPRESTA-ME O TEU CARREGADOR...
PRECEITOS DE ANO NOVO
CARTA A UM COACHEE
A IMPORTÂNCIA DE SORRIR
Dança. Dança Muito. Dança Sempre!